TUTORIAL PARA INTEGRAÇÃO DOS SISTEMA CIAL ESCRITA / CIAL CONTÁBIL
 

 

Neste Tutorial iremos explicar como fazer a intergação dos dados entre o CIAL Escrita e o CIAL Contábil!

 

Antes de iniciar a Integração, as notas fiscais devem estar lançadas no sistema CIAL Escrita;

Nós recomendamos que este processo seja feito por um profissional da área contábil com conhecimentos em balanço e plano de contas;

A integração, através de códigos pré cadastrados, irá debitar e creditar as contas corretas de acordo com cada situação.

 

 

1.O primeiro passo é criar um plano de contas para a empresa.

Na imagem abaixo, é mostrado o menu:

 

2. Quando você abrir este menu, você verá que o plano de contas está em branco, então clique em uma das opções abaixo para que você importe o plano desejado:

OBS: Caso o plano de contas não esteja em branco, é sinal que anteriormente este passo já foi executado!

 

 

 

 

3. Acesse o Menu Arquivo novamente e agora vá em Plano de CCA por empresa;

 

 

 

4. Escolha uma das opções para copiar um plano de CCA para esta empresa;

 

 

 

5. Os Códigos CCA serão os responsáveis por Debitar e Creditar as contas corretas na hora da integração e é de extrema importância que você confira cada um dos CCAs que serão usados para saber se estão de acordo com a realidade e a particularidade da empresa em questão!

 

 

 

 

6. Vá ao menu Exibir e entre no Escrita Fiscal;

 

 

 

7. Entre nos Livros de Entrada, Saída e Serviços e preencha o campo CCA em todas as notas; Caso tenha dúvidas sobre o código, aperta F2 e selecione o código correto!

(É de extrema importância que todas as notas tenham o campo preenchido corretamente pois caso fique algum documento sem preenchimento a integração não obterá sucesso)

OBS: Caso seja o mesmo CCA em todas as notas, você pode preencher automaticamente através do menu mostrado abaixo:

Esta opçao pode ser executada tanto no Livro de Entradas, quanto no Livro de Saídas e irá preencher todas as notas em cada livro de acordo com o CCA informado!

 

 

 

 

8. Após preencher todos os documentos corretamente, volte para o Cial Contábil e acesse o Menu Lançamentos, Integração da Escrita Fiscal;

 

 

 

 

9. Marque as opções que você deseja integrar, preencha as datas e clique em Iniciar;

 

 

 

10. Acesse o Livro Diário e confira os lançamentos;

 

 

 

11. Todos os débitos e créditos são feitos mediante pré-configuração dos CCA, caso tenha dado algum erro, entre em contato através do Orientador CIAL que iremos verificar;

 

 

 

12. Após conferir os lançamentos no Diário, imprima o Balancete de Verificação para conferir se todos os valores foram lançados corretamente;

 

 

 

 

OBS: O plano de Contas e o plano de CCA devem estar configurados corretamente, para ter certeza se tudo está dentro dos padrões, entre em contato com o suporte através do Orientador CIAL e peça para um consultor verificar para você!