TUTORIAL PARA INTEGRAÇÃO DOS SISTEMA CIAL ESCRITA / CIAL CONTÁBIL |
Neste Tutorial iremos explicar como fazer a intergação dos dados entre o CIAL Escrita e o CIAL Contábil!
Antes de iniciar a Integração, as notas fiscais devem estar lançadas no sistema CIAL Escrita; Nós recomendamos que este processo seja feito por um profissional da área contábil com conhecimentos em balanço e plano de contas; A integração, através de códigos pré cadastrados, irá debitar e creditar as contas corretas de acordo com cada situação.
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1.O primeiro passo é criar um plano de contas para a empresa. Na imagem abaixo, é mostrado o menu: |
2. Quando você abrir este menu, você verá que o plano de contas está em branco, então clique em uma das opções abaixo para que você importe o plano desejado: OBS: Caso o plano de contas não esteja em branco, é sinal que anteriormente este passo já foi executado!
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3. Acesse o Menu Arquivo novamente e agora vá em Plano de CCA por empresa;
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4. Escolha uma das opções para copiar um plano de CCA para esta empresa;
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5. Os Códigos CCA serão os responsáveis por Debitar e Creditar as contas corretas na hora da integração e é de extrema importância que você confira cada um dos CCAs que serão usados para saber se estão de acordo com a realidade e a particularidade da empresa em questão!
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6. Vá ao menu Exibir e entre no Escrita Fiscal;
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7. Entre nos Livros de Entrada, Saída e Serviços e preencha o campo CCA em todas as notas; Caso tenha dúvidas sobre o código, aperta F2 e selecione o código correto! (É de extrema importância que todas as notas tenham o campo preenchido corretamente pois caso fique algum documento sem preenchimento a integração não obterá sucesso) OBS: Caso seja o mesmo CCA em todas as notas, você pode preencher automaticamente através do menu mostrado abaixo: Esta opçao pode ser executada tanto no Livro de Entradas, quanto no Livro de Saídas e irá preencher todas as notas em cada livro de acordo com o CCA informado!
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8. Após preencher todos os documentos corretamente, volte para o Cial Contábil e acesse o Menu Lançamentos, Integração da Escrita Fiscal;
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9. Marque as opções que você deseja integrar, preencha as datas e clique em Iniciar;
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10. Acesse o Livro Diário e confira os lançamentos;
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11. Todos os débitos e créditos são feitos mediante pré-configuração dos CCA, caso tenha dado algum erro, entre em contato através do Orientador CIAL que iremos verificar;
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12. Após conferir os lançamentos no Diário, imprima o Balancete de Verificação para conferir se todos os valores foram lançados corretamente;
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OBS: O plano de Contas e o plano de CCA devem estar configurados corretamente, para ter certeza se tudo está dentro dos padrões, entre em contato com o suporte através do Orientador CIAL e peça para um consultor verificar para você!
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